Ciberbullying e desinformação foram alguns dos temas em destaque no primeiro dia da quarta edição do CIS Digital Camp, que ocorre entre os dias 12 e 14 de dezembro em Beja. Os cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional que marcam presença em mais uma edição, participaram hoje em atividades que foram dinamizadas por parceiros como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). 

Conhecer os perigos da internet

A primeira sessão, com foco na temática do Cyberbullying, foi dinamizada pela técnica da APAV, Madalena Baeta, que para quebrar o gelo quis saber quais as redes sociais mais utilizadas pelos jovens presentes. Seguiu-se depois uma apresentação que deu a conhecer as várias dimensões do cibercrime e os cuidados a ter para evitar ser vítimas, falando de conceitos como o sextortion e o grooming.

 

Imagem WhatsApp 2025 12 12 às 23.14.50 44644f95

 

Ao falar sobre o bullying e o cyberbullying, Madalena Baeta partilhou: “a maioria das vítimas que nos chegam dizem que têm mais medo do cyberbullying que do bullying”. Acrescentou depois um dado acerca deste tópico - "um em cada seis jovens em 44 países europeus relatou ter sido vítima de cyberbullying"

Num tópico como este não se podia deixar de falar acerca de prevenção, onde além de se mencionarem plataformas desenvolvidas com a Europol e a Interpol, foi também apressentada a aplicação Tozi, desenvolvida numa parceria entre a APAV e a Vodafone. Esta é uma aplicação que ajuda os seus utilizadores a cuidarem do seu bem-estar digital, bem como do bem-estar daqueles que os rodeiam. 

Durante esta sessão também se discutiram casos práticos, com os participantes a partilhar os seus conhecimentos e a dar a sua opinião sobre os temas. 

 

Imagem WhatsApp 2025 12 12 às 23.14.50 c4d4cdd2

 

Olho na desinformação 

Seguiu-se a sessão desenvolvida pelo IPDJ, que ficou a cargo da técnica Catarina Arraes. O primeiro momento da sessão contou com a apresentação de um vídeo de inteligência artificial e ilustrava a forma como esta ferramenta pode utilizar a imagem de figuras públicas, colocando-as em situações inusitadas.

Mas saberiam os nossos participantes identificar uma notícia falsa ou conteúdo produzido por Inteligência Artificial? Foram utilizados vídeos para testar os seus conhecimentos, com os 50 estudantes passar no teste com distinção, identificando corretamente o conteúdo verdadeiro e aquele que satirizava.

Houve ainda tempo para uma explicação sobre conceitos como a amplificação algorítmica, contextualizando os conteúdos mais difundidos pelo algoritmo e também sobre personalização maliciosa.

 

Imagem WhatsApp 2025 12 12 às 23.12.55 422fdd2c

 

Conheces o CIS?

Novamente com os conhecimentos a ser testados, os nossos participantes foram em busca de saber mais sobre o que é o Centro Internet Segura e qual a missão. Completada esta tarefa e divididos em grupos, foram preparadas apresentações curtas mas que mergulharam nos serviços e na importância do CIS para este público.

O CIS Digital Camp continua amanhã, continuando a focar-se na boa utilização das ferramentas de inteligência artificial no dia a dia.